quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

A triskelion ou triskele é um tema composto por três espirais entrelaçadas.Embora pareça em muitos lugares e períodos, é especialmente característico da arte celta.


É uma espécie de estrela de três pontas, geralmente curvadas, o que confere ao símbolo uma graciosa fluidez de movimento. Pode ainda ser definida como um conjunto de três espirais concêntricas. É um dos elementos mais presentes na arte Celta, e tem sua origem atribuída aos povos mesolíticos e neolíticos. Os Celtas consideravam o três como sendo um número sagrado. A primitiva divisão do ano em três estações - primavera, verão e inverno - pode ter tido seu efeito na triplicação de uma deusa da fertilidade com a qual o curso das estações era associado. Assim, o triskle, com suas três pontas, está associado ao fluxo das estações - simplesmente a base da religião da Deusa Terra - e por conseqüência representa a própria Deusa. Ademais, temos uma conexão óbvia com as três faces da Deusa (Donzela, Mãe e Anciã), bem como às três fases da lua (crescente, cheia e minguante), ou ainda com nossa natureza tríplice (corpo, mente e alma). Assim sendo, fica clara a importância do triskle para a religião da Deusa. Sua presença em achados arqueológicos em terras celtas, da Irlanda à Europa Oriental, atesta sua ampla adoção pelos Antigos. O triskele ou tryfot é um antigo símbolo indo-europeu. Também era utilizado por povos germânicos e gregos.
Historicamente falando, os indo-europeus são o povo que posteriormente viria a originar os celtas. Assim sendo, atribuir a origem do triskle aos indo-europeus é mais uma vez atestar sua ligação definitiva com a Religião da Deusa. Na Irlanda, país onde abundam sítios arqueológicos celtas, temos um sem-número de objetos decorados com triskles.
Novamente o autor J.A. McCulloch, que afirma:
As Imagens dos deuses na Gália podem ser classificadas através de seus símbolos - o malho e o cálice (símbolo da fartura) carregados pelo deus com o martelo, a roda do deus-sol, a cornucópia e o torque nas mãos de Cernunnos. Outros símbolos surgem em altares, monumentos e moedas. São eles a Suástica e o Triskele, provavelmente símbolos do sol; círculos simples ou concêntricos, por vezes com raios; cruzes, e uma curiosa figura em 'S'. O triskele e os círculos são por vezes encontrados em rostos representados em moedas. Podem, assim, ter sido tatuagens de caráter simbólico.



(Fonte: http://www.flogao.com.br/faal/13182938)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e volte sempre!