Dia Mundial dos Góticos


Você sabia que o Dia Mundial dos Góticos é celebrado dia 22 de maio???
A escolha acidental, na verdade, foi cuidadosa. Afastado pelo menos duas semanas de qualquer grande comemoração, o dia 22 de maio foi escolhido como data comemorativa justamente por não representar nenhuma data comemorativa. Era o dia perfeito para centralizar uma FLASH MOB(aglomerações instantâneas de pessoas em certo lugar para realizar determinada ação inusitada previamente combinada, estas se dispersando tão rapidamente quanto se reuniram. A expressão geralmente se aplica a reuniões organizadas através de e-mails ou meios de comunicação social) que acontece já há alguns anos: o Goths Day.
Literalmente, Dia dos Góticos, a data foi criada pelo britânico Graham Simmons, com a simples proposta de incentivar as pessoas a serem góticas por um dia. A convocação não é apenas para pessoas externas à cena, mas para os próprios góticos, muitas vezes inibidos devido ao preconceito e pressões sociais que a tribo urbana sofre ainda hoje.
Nesse dia, eles são intimados a assumir a estética do movimento, com suas roupas pretas, maquiagens pesadas e acessórios de metal e celebrar a produção musical gótica.
Isso pode acontecer em vários níveis, seja em festas totalmente voltadas para a temática, ligações para emissoras de rádio pedindo músicas do estilo, colocando a trilha sonora em reuniões com amigos ou até dançando, sozinho, no quarto. Não importa como, o fundamental é festejar esse dia ao som de The Cure, Siouxsie and The Banshees, The Cult, Bauhaus, e muitos outros ícones do estilo.
Até um site foi criado com o propósito de agregar todos os eventos voltados para a data ao redor do mundo. O World Goth Day (http://www.worldgothday.com/) não só agrega fãs do estilo em um fórum virtual, mas também oferece material gráfico de cartazes e banners para as produtoras interessadas em organizar o seu evento.
A celebração começou como "Dia Gótico" apenas em uma parte do Reino Unido em 2009, mas no ano seguinte, os primeiros organizadores decidiram empurrar a idéia para todo o mundo.
As celebrações espalharam-se pelo Reino Unido inteiro, EUA e até mesmo lugares no Oriente Médio, América do Sul, Polônia, África do Sul, Irlanda e Austrália. Os simpatizantes abraçaram a idéia de comemorar um dia gótico especial.
No Brasil, oficialmente se deu um passo a frente levando a comemoração adiante no ano de 2012, em Brasília. Em 2013 os organizadores esperam que boa parte do País comemore o seu dia da maneira que achar melhor, seja em eventos, em casa, no trabalho ou em qualquer lugar que possa estar.

(Fonte: http://www.guiart.com.br/noticias_interna.php?id=184&cat=MP   E  http://www.zineoficial.com.br/mais_13_zo.mhtl)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e volte sempre!